Serviço contará com equipe de oito profissionais de enfermagem para o serviço de saúde
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou no último dia 7, a operação da nova base no Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret). A base funcionará com Unidades Rápidas de Atendimento por Motociclistas (Urams), também chamadas de motolâncias.
No local, serão utilizadas duas Urams com uma equipe composta por oito profissionais de enfermagem, sendo quatro enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem. As motolâncias são estrategicamente operadas para um primeiro atendimento de estabilização do quadro dos pacientes e acionamento de transporte adequado até uma unidade de saúde da rede municipal, se necessário. A equipe e as motolâncias ficarão em um espaço cedido pelo clube.
“O Samu avançou na cidade de São Paulo. Aumentamos nossa frota para 122 ambulâncias, além das 22 ambulâncias da Operação Delegada, o que nos permitiu reduzir o tempo de resposta em situações de baixa complexidade. Continuamos dedicados a melhorar ainda mais a agilidade nos atendimentos de urgência e emergência e com as motolâncias em operação seremos capazes de otimizar esse tempo, melhorando a qualidade do atendimento.” destacou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
“Demos mais um passo importante na missão de cuidar da população de São Paulo com a criação dessa base, que é uma demonstração do nosso compromisso em melhorar a qualidade do atendimento de emergência na cidade. As motolâncias são utilizadas para garantir que possamos responder ainda mais rápido aos chamados, e oferecer o suporte o necessário. Agradeço a todos os envolvidos neste projeto e a toda a equipe do Samu, que diariamente se dedica nesse trabalho.” complementou o diretor do Samu, Alexandre Resende.
O Ceret está localizado na rua Canuto de Abreu, s/n°, no bairro do Tatuapé. Administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), o clube esportivo é um dos maiores da cidade, conta com uma área total de 286 mil m² e oferece ampla estrutura para a prática esportiva e uma área verde para lazer e descanso.
Sobre o Samu
O Samu é composto pela Central de Regulação de Urgências e por 88 bases descentralizadas, distribuídas pela cidade de São Paulo. As equipes de profissionais estão alocadas nas unidades de Suporte Avançado de Vida (SAV), compostas por médico, enfermeiro e condutor; de Suporte Intermediário de Vida (SIV), composta por enfermeiro, auxiliar/técnico de enfermagem e condutor; e de Suporte Básico de Vida (SBV), composta por Auxiliar/técnico de enfermagem e condutor, e Unidade Rápida de Atendimento por Motociclista (Uram), composta por auxiliar/técnico de enfermagem – todas elas distribuídas nas bases descentralizadas. As equipes atendem durante 24 horas dia, distribuídas nestes locais, que atuam preferencialmente nas áreas próximas à sua localização geográfica.
