A Secretaria Municipal da Saúde lançou na última sexta-feira, dia 28, a Carteira de Vacinação da Pessoa Idosa, disponível exclusivamente para pessoas acima de 60 anos. O documento, que já disponível em qualquer uma das UBSs da capital, conta com as vacinas do calendário de vacinação para essa população e ajuda a reforçar a importância de estar com as doses em dia.
A imunização é essencial para a saúde, especialmente para os idosos, pois protege contra doenças que podem ser mais severas nessa fase da vida.
NOVAS ESTRATÉGIAS
A Carteira de Vacinação é mais uma das novas estratégias da cidade de São Paulo no cuidado com a pessoa idosa. Ela tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal na população com mais de 60 anos e funciona como lembrete para as vacinas que devem ser tomadas periodicamente.
As vacinas destinadas a esse público são a hepatite B, aplicada em três doses; a difteria e tétano (dT), que deve ser reforçada a cada 10 anos, ou a cada cinco, em caso de ferimentos graves, e a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e deve ser aplicada em adultos nascidos a partir de 1960. Os idosos também devem se vacinar anualmente contra a Influenza, e a cada seis meses contra a Covid-19.
VACINA DA GRIPE
No sexta-feira também teve início a estratégia de vacinação contra a Influenza 2025. Além de idosos acima de 60 anos, fazem parte do grupo prioritário crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas e pessoas com doenças crônicas; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores de saúde e da educação; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios, a população e os funcionários do sistema prisional.
A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.