O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Parque São Jorge realizou reunião ordinária na Unicid, na última segunda-feira, dia 10. O encontro foi conduzido pelo presidente da entidade, Eduardo Alves. Também participaram da mesa de trabalho o delegado titular do 52º DP – Parque São Jorge, João Batista Filogonio; o comandante da 5ª Cia. do 8º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Filipi; o subcomandante da Inspetoria Mooca da Guarda Civil Metropolitana, inspetor Aldrin; o representante da Subprefeitura Mooca, Thadeu Castanheira; e o representante da CET, engenheiro Jefferson Prado David de Souza.
O QUE É O CONSEG
Alves abriu a reunião explanando para os presentes sobre o que é o Conseg e qual é o seu papel perante a sociedade. Ele destacou que a entidade, que completa 40 anos em 2025, “passou por mudanças desde a sua fundação e sua principal função é o intercâmbio entre as forças públicas e os munícipes. Então é muito importante a participação e o engajamento dos moradores nas reuniões e ações coletivas para agilizar a efetividade na resolução dos casos apresentados pela população”, informa.
Ainda segundo ele, quando foi fundado, o Conseg não possuia em seu estatuto a inserção de atividades de relacionamento ligadas à Prefeitura através de suas subprefeituras, o que fez com que passasse a receber um número muito maior de demandas.
A pauta da reunião tratou ainda sobre as eleições dos Consegs para o próximo biênio que tradicionalmente acontecem no mês de março; porém, no caso do Conseg Parque São Jorge, de acordo com o artigo 41 do regulamento, não haverá eleição porque a entidade ficou inativa durante um período e a nova diretoria assumium há menos de 12 meses.
COMBATE AO TRÁFICO
Apresentando o balanço desde a última reunião, o Capitão Filipi informou que, entre outras ações, seus policiais fizeram uma grande apreensão de drogas na Comunidade Pau Queimado, onde foram apreendidos 380 quilos de entorpecentes, possibilitando, segundo ele, um prejuízo de 24 milhões de reais ao tráfico. Filipi destacou ainda as demandas que tem tido de perturbação do sossego, principalmente de bares e arenas esportivas que realizam shows com som alto além do horário permitido.
O delegado do 52º DP informou que o índice de furtos de veículos e hidrômetros aumentou no último período, apesar da polícia estar fazendo seu trabalho. Ele atribuiu o crescimento ao número de albergues que se instalaram na região, principalmente no bairro do Belém.
PRAÇA JOSÉ GIUDICE
O morador Rui Pereira dos Santos fez uso da palavra e teceu um comentário sobre a questão da importunação que acontece em alguns locais do bairro, os quais servem de diversão para alguns mas que tiram o sossego de muitos. Ele enalteceu a manifestação e a união das pessoas em prol da solução dos problemas.
Maguila, como é conhecido, também falou sobre a Praça José Giudice a qual foi reformada recentemente pela Subprefeitura Mooca, mas que, segundo ele, está se deteriorando rapidamente com acúmulo de lixo e voltou a ser utilizada por usuários de drogas.
Antes do fechamento desta edição recebemos a informação do próprio presidente do Conseg Parque São Jorge de que a GCM no dia seguinte à reunião já estava fazendo um trabalho de patrulhamento no local para mostrar a presença do Estado nas redondezas, assim como na Praça Julio Botelho, onde também houve reclamação.
As reuniões do Conseg Parque São Jorge acontecem sempre na segunda segunda-feira do mês, no horário das 20 às 22 horas.
