Concluir a graduação não significa “colocar um ponto-final” nos estudos. É preciso ir além. Fazer uma pós, mestrado e até mesmo doutorado. E, mesmo assim, isso ainda não significa que chegamos à reta final. É preciso ficar atento não apenas às atualizações profissionais, mas também aos estudos, ao escolher um tempinho para dar aquela reciclada nas matérias.
“O profissional, já acostumado com a rotina de seu trabalho, o executa mecanicamente, deixando escapar as atualidades e tornando-se um empregado comum. E isso não é legal. Capacitarmos e reciclarmos sempre os nossos conhecimentos não significa só uma necessidade de acompanhar o mundo, a tecnologia etc. Significa traçar metas e estabelecer um planejamento de educação contínua para que possamos atingir os nossos objetivos”, observou o professor particular Wander Vianez Pereira.
FACULDADE, E AGORA?
E não pense você que as dificuldades aparecem apenas no decorrer da carreira. Elas surgem antes mesmo do ingresso ao ensino superior. De acordo com Wander, é muito comum os alunos levarem um susto ao se depararem com as dificuldades para compreenderem determinadas matérias, assim que ingressam na faculdade.
“Acontece mais do que as pessoas imaginam e em praticamente todos os cursos superiores. E se o aluno não buscar ajuda imediatamente, ele acabará desestimulado e, muito provavelmente, deixará o curso. Em escolas de engenharia de alto nível, como a FEI e Mauá, dos calouros matriculados em um determinado ano, talvez nem a metade conclua o curso. Não é que eles não gostam, mas acabam por desistir porque não conseguem acompanhar. O professor universitário tem como certa a compreensão dos termos básicos do ensino médio e acaba seguindo com as matérias.”
SERVIÇO
O professor Wander Vianez Pereira dá aulas particulares para crianças, jovens e adultos. Endereço: Rua Nova Jerusalém, 741/747, Tatuapé. Conta com estacionamento e manobrista no local. Mais informações podem ser obtidas no telefone 2941-9595.