Alguns moradores e comerciantes do Tatuapé querem esquecer a última segunda-feira, 12. É que por volta das 16 horas, uma chuva de cerca de 40 minutos ininterruptos, acompanhada de granizo, causou diversos prejuízos ao alagar ruas e carros, além de arrastar um deles por cerca de 50 metros, da Rua Serra de Bragança até a Rua Luiz Jamelli.
Neste dia, as águas das ruas Cantagalo, Coelho Lisboa, Serra de Juréa, Tuiuti, entre outras, também trouxeram todos os sacos de lixo que algumas pessoas já haviam colocado nas calçadas. No fim da Rua Luiz Jamelli, quando a enxurrada encontrou uma espécie de bacia na Rua Serra de Botucatu, o volume de água subiu e inundou casas, lojas e um veículo que estava estacionado na esquina.
DESOLAÇÃO
Desolada, a psicóloga Lucia Helena Walendy de Freitas reclamava da falta de investimentos no Tatuapé, com relação à ampliação e modernização das galerias de águas pluviais do bairro. “A Prefeitura prometeu apresentar novos projetos contra enchentes, porém eles não chegam a esta região que há anos é carente em termos de escoamento da água da chuva. Surgiram algumas obras paliativas, contudo o problema está cada vez mais grave”, protesta Lucia.
PREJUÍZO
O empresário Valdir Barreros também estava decepcionado com o fato de um bairro como o Tatuapé ainda sofrer com a chuva. Depois de ver a água chegar até a metade da porta de seu carro, ele teve de pedir ajuda a moradores próximos para poder voltar ao escritório. “Com um aspirador, uma pessoa retirou parte da água que havia molhado todo o carpete e parte dos bancos. Agora terei de arcar com os custos de uma limpeza geral se quiser continuar com o veículo”, pondera Valdir.
ABRAHÃO GARFINKEL
A troca de tubulação de águas pluviais da Rua Abrahão Garfinkel, há cerca de um mês, resolveu o problema de alagamentos na Rua Cantagalo, altura do número 339, mas o transferiu para a Rua Serra de Bragança na segunda-feira anterior. A água percorreu a Abrahão Garfinkel, mas no fim da rua a tampa do bueiro não suportou a pressão e foi lançada para cima, felizmente sem ferir ninguém.
Realizada pela Subprefeitura Mooca, com verba de cerca de R$ 80 mil obtida através de emenda do vereador Toninho Paiva (PR), a obra eliminou uma grande sarjeta que havia na Rua Cantagalo e também criou novas bocas-de-lobo que levam o volume para a nova galeria. A obra se estende por toda a Rua Abrahão Garfinkel, da Rua Cantagalo à Serra de Bragança.