Há cerca de dois anos, a Praça Lions Club Penha, localizada na Rua São Felipe, esquina com Marginal Tietê, recebeu a visita do secretário municipal da Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo de Camargo e do arquiteto e urbanista da Prefeitura, André Graziano, para que fossem averiguadas as condições da mesma. Na oportunidade, diante do vereador Toninho Paiva, o secretário assumiu o compromisso de promover a reurbanização da área com melhorias como: iluminação eficiente, playground, aparelho de ginástica para a 3ª idade e pista para caminhada.
MUDANÇAS
Em fevereiro deste ano, Camargo disse ter ficado surpreso com as mudanças desde sua primeira visita ao local, em junho de 2010. “Está outra coisa”, comentou. “O processo de revitalização só não foi mais rápido em razão do prazo para se obter, junto à secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a autorização para remoção das árvores”, justificou Camargo. Na época, Sérgio Carlos Filho, subprefeito da Mooca, se comprometeu a dar continuidade à revitalização da Praça Lions Clube Penha, citando as praças Kennedy (Mooca) e São José do Maranhão, como exemplos de trabalhos em andamento.
MUITO MATO
Após ter conferido a remoção de 65 árvores consideradas condenadas, o secretário conversou com moradores a fim de saber quais as necessidades urgentes para o local. Além de bancos, a Prefeitura deveria replantar as árvores, e instalar um playground, previsto para março. Nove meses depois, a reportagem desta Gazeta voltou ao local para verificar o que os moradores haviam ganhado da Secretaria.
Infelizmente, pode-se constatar bancos e pistas de caminhada cobertas por mato. Além disso, moradores de rua voltaram a ocupar o espaço e muitas pessoas estão despejando lixo e entulho no terreno. Também foi possível ver que não há vestígios de colocação de outros equipamentos públicos como brinquedos ou aparelhos para a terceira idade.
Ola, Srs. Há cerca de 3 anos protocolei um processo na sub prefeitura da Mooca para adotar esta praça dentro da lei que regulamenta o “Termo de Cooperação” entre praças publicas e iniciativa privada para zelar e realizar melhorias no espaço. Ate a presente data nada foi deferido… A proposta protocolada na prefeitura contempla uma skatepark multidiciplinar para todos os níveis de praticante, iluminação, sanitarios , guarita para posto de segurança, bebedouro, espaço de convivência etc… tudo com iniciativa privada e envolvimento das pessoas que vivem na região como eu que vivo no Tatuapé a 47 anos…
Este projeto que eu protocolei na prefeitura nao visa lucro, nem aspirações politicas, visa apenas criar um espaço seguro para pratica do skateboarding, um esporte saudável que promove sociabilização e intercâmbio cultural para crianças e adultos.
Se puderem ajudar de alguma maneira eu me coloco a disposição para conversar mais sobre o assunto,pois, adoro o bairro que nasci e estou fazendo isso para as crianças e adolescentes que assim como adoram o skateboarding e não tem um espaço adequado para praticar e evoluir neste esporte. A Praça esta como esta porque talvez seja interessante para alguem ou algum grupo, vai saber…