O prefeito Gilberto Kassab entregou na segunda-feira, dia 3, na Praça Heróis da FEB (Força Expedicionária Brasileira), em Santana, o último lote de 25 novos táxis adaptados para transportar pessoas portadoras de deficiência física, idosos com dificuldades de locomoção, pessoas acidentadas e gestantes, entre outros passageiros com mobilidade reduzida, totalizando uma frota de 93 táxis acessíveis.
“A cidade avançou na mobilidade e houve um empenho no sentido de atender as pessoas com deficiência. Hoje esta população, além de contar com os novos táxis, também têm à disposição cerca de 9 mil ônibus adaptados para atendê-los”, ressaltou Kassab.
ADAPTAÇÃO
Os veículos adaptados têm plataforma elevatória com sustentação de até 250 quilos (acionada por controle remoto) e sistema de fixação de cadeira de rodas. As tarifas dos táxis acessíveis seguem a mesma tabela dos táxis comuns, com bandeira inicial de R$ 4,10, mais R$ 2,50 por quilômetro rodado, porém, contam com pontos livres em locais que apresentam maior procura pelo serviço, como Aeroporto de Congonhas, Terminal Rodoviário do Tietê, Hospital das Clínicas e Hospital Albert Einstein.
RÁDIO-CHAMADA
De acordo com a Prefeitura, todos os veículos atendem a rádio-chamada, pois estão vinculados às Cooperativas ou Empresas de Rádio-Táxi. Somente a Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo) conta com uma frota de 74 táxis adaptados e estima realizar 1.600 corridas mensalmente.
A lista dos telefones das empresas que realizam o serviço pode ser consultada pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Departamento de Transportes Públicos (DTP): 2692-3302, 2291-5416 e 2692-4094) ou pela Internet, no site da Secretaria Municipal de Transportes.
INÍCIO
O programa Táxi Acessível teve início em 17 de fevereiro de 2009 e, desde então, prestou 60 mil atendimentos. Inicialmente era exclusivo para pessoas portadoras de deficiência motora, mas em fevereiro deste ano passou a atender pessoas com mobilidade reduzida (permanente ou temporária), com deficiências visuais e auditivas, além de idosos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo.
LICENÇAS
No dia 28 de setembro deste ano, o prefeito Gilberto Kassab veio ao bairro do Belém para a solenidade de entrega de 15 alvarás de táxis adaptados para o atendimento a pessoas com mobilidade reduzida.
As novas licenças faziam parte de 290 novos alvarás para taxistas entregues na cidade, conforme determina a Portaria 113/12. No total, a cidade passou a contar com 93 veículos adequados para esta população.