Fim de 1995 e início de 1996. Observavam-se os últimos resquícios das atividades da enorme empresa. Máquinas e equipamentos já haviam sido despachados para a cidade de Americana há algum tempo. Dificilmente um observador que detivesse seu olhar naquelas salas, galpões e corredores quase desertos imaginaria o azáfama de tempos passados.
Durante anos homens e mulheres da vasta região contígua mantiveram-se unidos naquele acolhedor espaço. Nas épocas em que a economia demonstrava maior ímpeto, aquele heterogêneo exército de 1.600 seres revezava-se em três turnos, ou seja, a “cidade Tabacow” fervilhava 24 horas diárias ininterruptas. Os moradores das ruas vizinhas lembram-se até hoje das romarias dos trabalhadores por ocasião das trocas de turno. Passavam pela frente de suas casas conversando alto e rindo dos pequenos casos ocorridos no transcorrer da jornada de trabalho.
Da data acima referida, recuando no tempo, vamos nos fixar no ano de 1930. Em pequeno salão do bairro do Brás, iniciava suas atividades a firma José Tabacow e Cia., sendo seus fundadores: José Tabacow, Moisés Kauffmann e Borys Bacaleinick.
Mais tarde, o crescimento da empresa obrigava seus proprietários a procurar novo local. Este foi encontrado na Avenida Celso Garcia, no Tatuapé. Passada mais uma década, também a nova sede mostrou-se acanhada com relação aos rumos dos negócios.
Ao esvaírem-se os últimos meses do ano de 1949, os sócios concordaram sobre a necessidade de nova mudança. Mas, diferente das vezes anteriores, decidiram pela instalação de uma sede própria. Encontraram um enorme e magnífico terreno na Chácara Santo Antonio, entre as ruas Azevedo Soares, Boa Esperança e Agostinho da Mota, que lhes permitiu a edificação de uma unidade fabril de linhas modernas com 65.000 m2.
Daquela data em diante e por quase meio século, os responsáveis pela Têxtil Tabacow S/A, sua nova denominação, não mais se preocuparam com problemas de espaço. A referida fábrica, além de tapetes e carpetes produzia tecidos de algodão, acrílicos e veludos.
Mais tarde, edificou uma unidade fabril denominada Juatafil, na cidade de Guarulhos, em terreno de 40.000 m2 e área construída de 12.000 m2, com a colaboração de 300 funcionários. Esta fábrica confecciona fios de juta para a trama dos tapetes convencionais. Associada à Indústrias Heller de Plásticos e Metais Ltda., produz embalagens plásticas e componentes para a indústria automobilística. Nesta estão empregados mais 350 funcionários.
O último grande passo da Têxtil Tabacow S/A foi dado ao ser construída a unidade fabril na cidade de Americana em gleba de 300.000 m2. Nela foi erguida, calcada em magnífica planta, uma arrojada e moderna unidade fabril com área construída de 25.000 m2. Nesta foram empregadas 320 pessoas. A fábrica de Americana passou a produzir carpetes pelo processo “tufting” com tingimento em barca e contínuo, ao mesmo tempo estampando e dando acabamento final.
Ao processar seus produtos por tais meios, torna-se crucial a reserva de espaço. Em face disso foi previsto um armazém para a estocagem de um milhão de metros quadrados de carpetes. A modernização de edifícios, máquinas e equipamentos, além dos métodos tecnológicos de processamento, permitiram à Tabacow manter a liderança do mercado interno e atirar-se em busca de novos mercados. No transcorrer dos últimos anos a empresa tem exportado seus produtos para os Estados Unidos, Canadá, Austrália e países da América do Sul.
Como toda empresa moderna, a Tabacow sempre se preocupou com o bem-estar de seus funcionários. Em seus espaços sempre foram ministrados programas de treinamento de Recursos Humanos e incontáveis cursos para ampliar a capacitação funcional e aumentar as possibilidades em suas carreiras. Nas suas unidades de produção sempre instalou excelentes cozinhas industriais e arejados e espaçosos refeitórios, com refeições servidas a preços subvencionados.
O cuidado com a saúde de seus funcionários, outro ponto de honra da Tabacow. Convênios médicos, farmacêuticos, assistência odontológica , social e previdenciária: práticas rotineiras da empresa.
Não só isso, em todas as suas unidades incentivou a formação de grêmios e disponibilizou adequadas áreas para esporte e lazer. Nestas construiu campos de futebol, quadras poliesportivas para vôlei, basquete e futsal e salas de jogos. Na área social, não devem ser esquecidas as criações de informativos internos dirigidos pelos próprios funcionários. Nestes, uma miscelânia de assuntos interessantes: entrevistas, divulgação de notícias, poesias e mensagem de incentivo aos companheiros.
O senhor José Tabacow, fundador do Grupo, faleceu em 27 de fevereiro de 1963.
Rinaldo Bertolazzi
Agradecimento é pouco, Dr. Miguel Legher , Darcio Martinez, D.Nair, todos cuidaram de mim quando tive melanoma.
Saudades e eterno agradecimento à esta magnífica empresa TEXTIL TABACOW SA, até o meu herói meu pai trabalhou também na Tabacow.
Família Bertolazzi agradece sempre
Olá pessoal boa noite!
Alguém lembra do Luís Nunes Pereira irmão do Édson e da Maria os 3 trabalhavam juntos ?
Conhecem meu avô Francisco Minelli
Trabalhei na fábrica de Guarulhos e do Tatuapé…. de 86 à 94 ……estou tentando me aposentar e preciso dos PPP das duas….. se alguém tiver um contato q eu possa estar conseguindo isso, eu vou agradecer muito….Tenho muita saudade desse tempo.
Poxa, trabalhei tanto na jutafil em Cumbica, Guarulhos como na Tabacow, Tatuapé……Hoje estou tentando minha aposentadoria e não estou conseguindo os PPP das duas…. se alguém souber como conseguir isso, por favor, me dê uma luz….. obrigado
Olá pessoal fico até emocionado em ver os comentários por aqui. Eu também trabalhei na Tabacow entre 1976 e 1980 eu era secretária do setor de Treinamento a minha chefe de setor era uma pessoa incrível a Martha Menezes que me recordo dela com muito carinho pois fora 4 anos e meio que marcaram a minha vida. Eu morava no bairro bem pertinho da Tabacow. Foi a primeira vez que trabalhei em uma empresa descente e de ótima qualidade. Me lembro que houve um concurso de mis Tabacow e a festa foi ótima foi na Tabatek o salão de baile da Tabacow eu está entre as premissas. Foram tempos muito bons. Alguém por aí se lembra deste evento? Eu gostaria muito de reencontrar a Martha Menezes e se alguém souber algo dela pr favor que entre em contato comigo. Obrigada
Minha mãe trabalhou na Tabacow, entre os anos 69e61, qdo teve que sair por estar grávida de mim e na época não aceitavam mulheres casadas, no lugar dela entrou meu tio Claudino Andrade Grauth e posteriormente seus irmãos, Cláudio Grauth e Claudionor Grauth, todos aposentaram na empresa
trabalhei de 1977\1996 foi uma boa parte de minha vida conheci muitos amigos foi um prazer trabalhar ai
Yara Groppo Cora
Trabalhei como estagiária de Serviço Social de junho a dezembro de 1979..Tinha a Assistente Social Nair Cabral Sampaio…ótima pessoa. A Marisa, psicóloga .Tinha os guardas que ficavam na portaria e nos recebia muito bem. Sempre comento que fiquei pouco tempo mas foi a melhor lugar que trabalhei…Saudades desse tempo. Maria do Carmo me adicionano Facebook.
Eu lembro de você Yara! Eu lembro que namorou o porteiro chamado Marcel um negão de quase 2 metro gebre finíssima você namorou com ele de 1980 à 1984 mesmo depois de ter saído da empresa
Pesquisei sobre a tabacow e vim alguns comentários voltei no tempo meu nome benedito apelido bisnaga trabalhei com o mineo Nelson Leme Lúcia e vc Lígia lembro de todos tempos bons muita saudades desse tempo.
Olá bene ,sou a Luciana vc lembra de mim ?
Oi Bisnaga !! Aqui é o Adeildo da empilhadeira. Meu apelido era Capamga lembra ??? Saudades de tudo que vivemos nesta empresa !!!
Eu moro na Rua Agostinho da Mota desde 1996 e me lembro das centenas de pessoas que passavam por minha rua nas trocas de turnos de trabalho e na hora que saíam para o refeitório da empresa era uma loucura. Eu me orgulho até hoje de ter participado desta época e está amorando até então ao lado desta admirável empresa . Hoje em dia só nos resta em frente as nossas casas a vista de grandes condomínios que nos tiram o direito de aproveitar o sol nos finais de tarde.
Marcio Martins, trabalhei em 1984 a 1988, entrei como mensageiro interno na seção de O&M com Sr. Santana, logo em seguida fui para o D.Pessoal para ser arquivista e auxiliar de escritório onde trabalhei com Dr. Darcio, Dr. Adolfo, D. Ana Pinto, Donizete, Daniel, Marquinhos, Rogério, Douglas e D. Marilice a qual sou muito grato por me indicar para entrar nessa ótima empresa. Saudades de tudos, só sai para entrar na Policia Militar/SP e trabalhar na área do Corpo de Bombeiros/SP
Meu pai trabalhou de 74 a 96
Se chama Filadélfo Ramos (Fila)
Se alguém conhecer deixa um comentário…
Será que é o mesmo que conheci? Ele era encarregado na retroção ?
Nunca mais tive notícias de ninguém, fiz muitas amizades pelos anos que passei ali no Tatuapé.
Olá Grei da Silva Lima, não sei s estou enganado mais eu acho que trabalhamos juntos por lá na seção de juta com o expedito como chef, tempos bons muitas saudades,trabalhei na seção ppp. Fiz muitas amizades boas por lá,
Tralhei no Tatuapé de 1993 à 1996 saí devido a mudança, desde que sair nunca mais tive contatos com ninguém, foi uma excelente empresa tenho muitas recordações boas das amizades que fiz abçs.
Eu lembro de você goleiro
Eu sou Eduardo trabalhei de 78 a 87
Tinturaria e acabamento mecanicoo
Silas Lima Franco trabalhei na tabacow de 1967 até 1981 grande empresa só deixei amigos eu nasci em frente a essa empresa , é aínda moro no mesmo lugar , hoje várias torres de prédios ,bons tempos, ficou só saudades, Tatuapé ficou grande dê mais esse e ó progresso valeu, família tabacow.
Meu primeiro emprego foi na Tabacow, comecei em Ago/85 até abril/98 quando mudaram para Americana.
Foi a melhor empresa que trabalhei até hoje, muita saudade daquela época.
Trabalhei no departamento juidico da empresa junto com Dr Francisco de 1987 a 1994 qdo a derrocata da empresa começou, cuidava dos interesses pessoais do sr Jacob tabacow, Adolpho kauffmann, sr Jaques Schneider, sr Paulo kauffmann , dr Isaac shifinagel, Dr alexandre m monteiro, e alguns dos filhos, carlos tabacow, ricardo kauffmann entre outros, lembro-me de uma ligia que era secretaria do cassio shifinagel é vc?, bons tempos conheço profundamente os bastidores da empresa, varios funcionários, como waldir, herbert, Agostinho, serginho a Lucia, a toninha, a rose a Dorilene, a teresinha sr Waldemar o Alfredo, sr Zezinho entre tantos outros, muita saudade dessa época, sou amigo ate hj do dr francisco, antes da pandemia nos reuniamos em algum restaurante com varios ex funcionarios muito legal.
Grande Ligia!!! Uma puta de uma loira lindissima na época eu lembro de voce na tinha uns 10 cara da fabrica querendo te namorar! Lembro até hoje em janeiro de 1990 o Raul chegou com flores e uma caixa de chocolate no meio do expediente a fábrica todinha parou pra ver ai mandava aquela música Sábado do José Augusto era um sucesso imenso na época!
Sou neto do Pedro Miotto, trabalhou lá de 1 de Abril de 1971 até 1996, ele era operador de empilhadeira
Lembro muito bem do seu avô.
Oi meu querido !!! Conheço seu pai o Mioto.. mande um abraço à ele diz que foi o CAPANGA !!!! KKKKK
Eu lembro do seu avô meu querido trabalhamos juntos eu era operador de máquinas sair por motivo da mudança,
Is Textile Tabacow S/A still in operation?
I am trying to make contact with them.
I tried emailing (contato@tabacow.com.br) and phoning (+55 11 3289-5133) them, but not getting any response.
They close operation more than 20 yaers ago.
Trabalhei na empresa por 5 anos e meu pai trabalhou por um periodo de 25 anos até se aposentar, temos ótimas recordações, excelentes empregadores.
Me chamo Herbert Butturi e me pai Herminio Butturi .
Lembro de vc. Foram anos muito bons na Tabacow.
Olá Ligia !
Me lembro de vc também, espero que esteja bem, um grande abraço.
Eu lembro do seu avô meu querido trabalhamos juntos eu era operador de máquinas sair por motivo da mudança,
Olá Lígia eu lembro de você trabalhamos juntos por lá, espero que esteja tudo bem com você,(alemão) forte abraço
Olá Herbert, você é o palmeirense?
Sou o Claudinei, trabalhei de boy com o Santana e a Sandrinha.
Mande notícias!
E aí Hebert , tudo bem , me chamo Claudinei trabalhei de boy , com Santana e Sandrinha , lembra de mim ?
Oi Claudinei, lembro de vc sim, tudo bem ? Espero que esteja bem, um grande abs !
Saudades dessa época onde aprendi e conquistei minha vida profissional … Jaques shinaider .Adolfo kaufam ..Jacob tatabacow Dr Alexandre Mendes Monteiro …meu mestre …..minha graditadão
Iniciei minha trajetória nessa amada empresa setembro 1978 na área processamento de dados, em 1983 fui transferido area comercial vendedor/representante comercial até ano 2010…. foi fabuloso…..
Olá bene ,sou a Luciana vc lembra de mim ?
Qual setor vc trabalhava
Oi sou eu a Luciana do ônibus , vc não lembra mais de mim?
Bene,meu telefone e 1127491818 falar com Luciana .
Boa tarde, meu nome é Enoc. Entrei na Tabacow em 1968, deixando-a em 1994, aposentado. Foram anos de muita luta e alegrias.
Olá conheceu José Alberto Gandaiotto? Funcionário na época em 1976. Procuro meu avó…
Boa noite Bruna. Trabalhei na Tabacow do ano de 1982 até 1991. Conheci José Carlos Gadanhoto, irmão do Celso Gadanhoto. Os dois trabalharam na Tabacow. José Alberto Gandaiotto não conheci. De qualquer forma não tenho o contato do José Carlos e não sei sobre o paradeiro dele e da família dele. Se for a mesma pessoa, escreva para que alguém se manifeste a respeito. Abraço.
Olá tudo bem ?
Você conheceu o Luiz Nunes Pereira ?
Ele e seus irmãos Maria e Édson trabalhavam juntos
Além de ser ícone no Tatuapé pelo sinônimo de carpete no Brasil era Tabacow. Teve o gremio onde acontecia a Tabatek. Famosa por toda São Paulo suas domingueiras. Uma perda para indústria que ela não se renovou na transformação do negócio. Ficará no coração por mais algumas gerações.
Tive a honra de começar como Boy Interno e conhecer de perto toda a família Tabacow de seus proprietários filhos e muitos colaboradores na década de 80. TABACOW UMA BASE DE CARINHO
Trabalhei por 11 anos na Tabacow (1969/1980)
Melhor empresa que trabalhei. Fiz muitas amizades, companheiros de trabalho, alguns tenho contato ate hoje.
Temos até um grupo no Facebook e Whatsapp. Pena uma empresa como a Tabacow, ter acabado.
Olá conheceuOlá conheceu José Alberto Gandaiotto? Funcionário na época em 1976. Procuro meu avó… José Alberto Gandaiotto? Funcionário na época em 1976. Procuro meu avó…
Oi Maria Carmo pelo que vejo vc trabalhou na Tabacow na mesma época que eu, vc se lembra de mim? Sou a Nilva e fui secretaria da Martha Menezes no setor de Treinamento Pessoal.
Olá tudo bem ?
Como chama o grupo ?
Olá, Maria tudo bem ?
Como é o nome do grupo ?
Hoje, dia 28.03.2020, me veio à cabeça o nome tabacow. Fui pesquisar e encontrei este trabalho que bem retrata o que fez esse grupo industrial a favor da indústria brasileira. Apaixonados pelo que faziam , Jacob tabacow e Paulo Kauffmann, dedicavam todas suas vidas ao empreendimento, numa mostra indiscutível de AMOR ao a área têxtil no Brasil…
Como consultor e importador, participei do sonho e realização da fábrica de Americana, desde as escolhas do equipamento, negociação e importação para instalação da fábrica de Americana.
Lembro-me como se fosse hoje, quando as 6 hs da manhã fiz chegar r em Tatuapé ( 14 carretas)
Levando o maior sonho de Jacob que era instalar a fábrica de Americana.
Meus agradecimentos a esse Grupo que sempre tiveram por mim muito respeito e consideração, não obstante o aprendizado que me permitiram nos anos de convivência.
Obrigado , Jacob, Kaufman e Alexandre.
Que Deus esteja sempre com vcs.❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Trabalhei na Maringá Turismo, e fui muito nessa fabrica levar passagens aéreas.
Sinto saudades.
Fantástica história da Tabacow no Tatuapé.
Silvio Igor – palestrante
http://www.palestrantedevendas.com.br
Trabalhei em 1988 , no Tatuapé, saudades daqueles tempos.
Em qual sessão você trabalhou meu querido !!!??
Olá Adeildo,eu lembro de vc trabalhamos juntos, na fiação de juta sou o alemão,trabalhava na seção ppp, depois fui para fiação de juta, como vc está tudo bem com você, grande empresa forte abraço
Trabalhei nesta magnifica empresa por 19 anos , trabalhei em 4 empresas para me aposentar e esta foi a melhor que trabalhei. Minha realização profissional e financeira. Tive só amigos que se tornaram mais que amigos, era uma família mesmo. Bons tempos. Um abraço a todos que estão por este mundo a fora
Que ano trabalhou , foram muitos anos certamente passou pela pracinha que ficava próximo a fábrica .
Morei desde pequena em frente a pracinha que existe até hoje por lá .
Tempos bons !
Tenho sorte em ter vivido essa fase .
Trabalhei de 1974 a 1980 e de 1985 1998 quando me aposentei.
Olá conheceu Jozé Alberto Gandaiotto? Funcionario na epoca de 1976.