Dois irmãos acabam de perder o pai e, a pedido dele, levam suas cinzas para que sejam depositadas na fogueira do festival Burning Man, um grande evento anual realizado no deserto de Nevada, nos Estados Unidos.
Inseparáveis quando pequenos, mas afastados por episódios marcantes em suas vidas, viajam para cumprir essa tarefa. Bobby e Mike mal sabiam o quanto o pedido do pai transformaria o relacionamento entre eles.
É neste contexto que se desenvolve “As Cinzas do Velho”. A peça é o que se costuma chamar contemporaneamente de ‘dramédia’ – uma mistura de elementos dramáticos e cômicos. Ora engraçada, ora comovente, a peça não pretende alcançar o riso gratuito, a qualquer custo, mas sim aquele que brota da observação das situações únicas que nascem de entroncamentos dramáticos.
CONFLITO
O relacionamento difícil entre os irmãos vai se complicando na medida em que os dois, por conta de um incidente com o carro, ficam temporariamente presos num hotel de beira de estrada, sem qualquer forma de comunicação com o mundo exterior. Nesse fim-de-mundo, entram em contato com dois casais: os proprietários do hotel: uma mulher oprimida por um marido violento, e os hóspedes hippies que chegam alardeando seu folclore esotérico.
O conflito entre os dois irmãos fica mais acirrado no decorrer do espetáculo e esse crescente dá oportunidade para que velhos fantasmas familiares venham à tona.
SERVIÇO
“As Cinzas do Velho”. Temporada: até 2 de junho, sábados às 21 horas, domingos às 20 horas, no Teatro União Cultural Brasil Estados Unidos (Rua Mario Amaral, 209, Paraíso). Informações: 2148-2904.