Estudante do Tatuapé ganha medalha na Alemanha

Estudante do Tatuapé ganha medalha na Alemanha

Ibraim Rebouças, nascido no Tatuapé e aluno do colégio Objetivo, no mesmo bairro, voltou para o Brasil, na última sexta-feira, 3, após ter representado o país, junto com sua equipe, na Alemanha, dentro do Torneio dos Jovens Físicos Internacional (IYPT). De lá, Ibraim e seus companheiros de grupo trouxeram a medalha de bronze em uma disputa envolvendo 28 países. Os jovens haviam conquistado o direito de ir à Alemanha depois de terem alcançado o 2º lugar no IYPT Brasil.

ORIGEM DO TORNEIO
O IYPT originou-se do YPT (Young Physicists’ Tournament), competição idealizada pelo professor de física da Univesidade de Moscou Evgeny Yunosov. O primeiro YPT foi sediado em Moscou, URSS em 1979.

No ano seguinte, o criador da competição publicou na então importante revista moscovita Kvant a estrutura do Physics Fight e o torneio tomou o formato conhecido atualmente. Em 1988, em comemoração à 10ª edição do YPT, equipes de alguns países do leste-europeu foram convidadas para participar de Physics Fights na cerimônia de encerramento daquela edição do YPT.

Organizado inteiramente em russo, o embate é considerado até hoje o primeiro IYPT, acrescentando o caráter internacional a esta imponente competição. Devido ao caráter não-oficial da primeira edição do IYPT, até hoje diversos países como a URSS, a Bulgária e a Polônia consideram-se vencedores da primeira edição do torneio internacional, fato que talvez nunca possa ser comprovado oficialmente.

MAIORES VENCEDORES
Ao longo da história do IYPT, a Alemanha tornou-se a mais importante equipe, com 6 títulos conquistados nas 13 finais já alcançadas. A Austrália foi o primeiro país não europeu a vencer o IYPT, ao vencer as equipes da Coreia do Sul e da Nova Zelândia na final de 2007. Nos anos seguintes, Cingapura e Coreia do Sul repetiram o feito.

BRASIL
O Brasil participou do IYPT pela primeira vez em 2004, em Brisbane, Austrália, quando obteve a 15ª colocação. No ano seguinte, em Winterthur, Suíça, a equipe nacional obteve o seu melhor desempenho ao conquistar a medalha de bronze.

Deixe um comentário

*