Muitos moradores do Tatuapé receberam atendimento médico no Hospital e Maternidade Cristo Rei, localizado na Rua Doutor Raul da Rocha Medeiros, 84, de frente para a Avenida Celso Garcia. Em seus mais de 15 anos fechado, o prédio se deteriorou e chegou a ser invadido por sem teto. Em 2010, o fogo consumiu a parte superior do edifício, mas não abalou sua estrutura. Com alguns problemas minorados, a construção foi leiloada e arrematada por cerca de R$ 3 milhões, em 2011, e criou uma nova expectativa para moradores e comerciantes, além de especulações.
NOVO VISUAL
Todos perguntavam se o hospital seria reativado, por conta da carência desse tipo de serviço na região. No entanto, a imobiliária responsável pela administração do prédio, na época, informou que o edifício seria transformado em um condomínio residencial. Definido o direcionamento, as obras de reforma foram iniciadas e o local começou a ganhar um novo visual.
REVITALIZAÇÃO
Dois anos depois, só os moradores mais tradicionais ou pacientes vão se lembrar de que havia um hospital naquele endereço. Até para alguns comerciantes do entorno está sendo surpreendente a mudança. Paulo Satiles, por exemplo, proprietário de uma papelaria próxima ao prédio, disse que o investimento em um prédio residencial no lugar está resultando na revitalização do bairro, pois a obra irá melhorar a estética e o comércio local.
MAIS PESSOAS
Segundo Paulo, até a Av. Celso Garcia, entre os números 3.000 e 6.000, ganhará novos ares após a entrega do condomínio. “Isso porque as centenas de pessoas que começarão a circular pelas ruas, comércios, lojas e agências bancárias próximas, deverão fazer com que muitos donos de imóveis invistam em suas fachadas e criem atrativos para os potenciais novos clientes”, ressaltou.
PINTURA
Para Carlos Felipe, proprietário de uma tradicional panificadora da Avenida Celso Garcia, 5.115, mais conhecido como “Carlão”, toda a limpeza feita na fachada do prédio, além da pintura, trouxe outra perspectiva para o ponto. “Foi difícil acompanhar todo o processo de abandono do edifício, a sujeira, o incêndio, até o lugar chegar ao que é atualmente”, relembrou.
ACADEMIA
“Carlão” também recordou que no período em que o hospital ficou fechado só sua panificadora conseguiu sobreviver em mais de 20 anos de existência. “Agora, o fluxo de pessoas irá aumentar e é provável que as vendas se elevem em cerca de 30%. Além dos novos condôminos, existe a possibilidade do andar térreo do edifício ganhar uma academia de ginástica particular. Com isso, certamente mais moradores do bairro acabarão migrando para cá”, previu o comerciante.
Bom dia! Minha mãe era paciente do hospital Cristo Rei, ficou várias vezes internada para tratamento. Um sobrinho na época também nasceu no hospital, lamentável o que aconteceu com o hospital. Da para se ver como a saúde do Brasil está um caus. Mas fico feliz em saber que o prédio em si ainda está funcionando depois de um bom tempo desativado, só é lamentável que não é mais o hospital, o bairro precisava de um novo hospital… Mas!
Esse hospital foi desativado, mas e o registro de quem nasceu nesse hospital aonde ficou????
Oi boa tarde amigo! Como faço para achar documento de Nascimento pois a irmã nasceu no hospital Cristo rei?? Para onde foi os documentos de nascimento dos pacientes?
Ola gostaria de ter informações a respeito das documentos de nascimento, se alguém tiver alguma informação ou contato por favor nos fornece. Desde ja agradeço
Mas é bem a cara dos governantes deste Brasil.o desprezo pela saúde.VERGONHOSO!
só tenho a dizer, que é LAMENTÁVEL, uma região carente de atendimento medico, deixar que um hospital feche suas portas, e nenhum governo que passou em São Paulo se preocupou em recuperar esse prédio. Ele bem que poderia desafogar o hospital do Tatuapé, que sempre vive lotado, mas isso ñ dá votos, ñ é políticos do Tatuapé, que só aparecem em época de eleição…..de novo….LAMENTÁVEL.