Na semana anterior, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, afirmou, em entrevista à Globo, que a expansão da Linha 2 – Verde pode ser retomada.
O secretário adiantou, também, que o governador João Doria autorizou a contratação dos projetos executivos para o trecho mencionado, e que as construções podem ser retomadas até 2022.
A expansão da Linha Verde contempla a chegada do Metrô até Guarulhos. Consideradas as mais lotadas do sistema, as linhas 3 e 11 terão alívio em seu carregamento, pelo menos em parte do trajeto, quando os usuários poderão baldear para a Linha Verde na estação Penha.
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FASES DO PROJETO
O projeto terá as seguintes fases: V. Prudente – Vila Formosa (+ Complexo Manutenção Rapadura), com 4,2 km, 4 estações, 16 trens; Vila Formosa – Penha, com 3,8 km, 4 estações, 4 trens e Penha – Dutra: 5,9 Km, 5 estações, 16 trens.
Segundo Baldy, para que haja a retomada da Linha 2 – Verde, serão necessários investimentos de mais de R$ 100 milhões para que sejam obtidos esses projetos. Ele disse que o início das obras com projetos executivos é fundamental para o planejamento e não ocorrerem atrasos.
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As estações que fazem parte da linha são as seguintes: Dutra, Ponte Grande, Paulo Freire, Tiquatira, Penha de França, Penha, Aricanduva, Nova Manchester, Guilherme Giorgi, Vila Formosa, Anália Franco, Água Rasa, Orfanato e Vila Prudente.
OUTROS TERRENOS
Só para se ter uma ideia do problema, a área da futura Estação Nova Manchester está situada no quarteirão compreendido entre a Avenida Conselheiro Carrão e as ruas Engenheiro Pegado e Avenida Guilherme Giorgi, ocupando aproximadamente meio quarteirão. Nesse trecho, nada começou a ser feito, com relação à medição ou preparação do terreno para a entrada de máquinas. De acordo com moradores de outros bairros, a situação está se repetindo nos demais espaços em que diversos imóveis já foram derrubados para as construções.
Esse mesmo governador prometeu não deixar a prefeitura, deixou, não cumpriu o que prometeu. Prometeu, garantiu que abriria o hospital no carrao, não cumpriu, não abriu. Agora promete construir essa linha, tenho a certeza dessa promessa dele ter o mesmo destino das anteriores, a mentira
Espero que realmente saia do papel. Pois esta linha facilitará muito minha vida que trabalho no Anhangabaú, fugindo da superlotação da vermelha. Mas não confio no governo estadual, tendo em vista que este mesmo governador quando era prefeito de São Paulo, prometeu a reabertura do hospital do carrão em 2016 e até agora nada.